(19) 3371 4673

(19) 98705 9781

Tendências da indústria alimenticia para 2023

O empreendedorismo é algo muito interessante, principalmente quando se trata de um mercado que impacta a economia, como o de alimentos. E para ser competitivo, é importante estar atento às novas tendências da indústria alimentícia.

O segmento de alimentos, sem dúvida, é um excelente exemplo de setor que oferece grandes oportunidades e participa ativamente do crescimento econômico.

Porém, para que isso seja possível, os gestores também devem estar engajados e informados sobre as novidades do segmento. Se esse é o seu objetivo, então você veio ao lugar certo!

Mais conscientes e exigentes, os próprios consumidores explicam as mudanças significativas em seus hábitos alimentares. Justificado também pelas mudanças climáticas e ambientais, o setor foi obrigado a se conscientizar rapidamente dessas transformações, em um novo modo de vida pautado por escolhas mais saudáveis e de menor impacto. Tudo isso, fortemente amparado por diversos recursos tecnológicos que promovem melhor desempenho agrícola.

Entre as tendências que estiveram em pauta nos últimos anos, conheça as mais promissoras para investir em 2023:

<strong>Tendências da indústria alimenticia para 2023</strong>

1. Alimentação Saudável

Considerado um dos nichos que mais cresce nos últimos anos, a alimentação saudável tornou-se rotina nas casas de muitas pessoas ao redor do mundo. Segundo dados da Fiesp, em 2021, esse cardápio já era adotado por 80% dos brasileiros. Para a indústria alimentícia, essa mudança de hábito representa uma grande oportunidade de crescimento, na produção de opções nutritivas e de fácil preparo no dia a dia e também facilitada pelos intensos avanços tecnológicos que contribuem para a otimização e amplitude das opções de plantio.

2. Produção tecnológica

Fabricação inteligente no setor de alimentos tem se desenvolvido fortemente devido às intensas mudanças ambientais no mundo – que têm afetado seriamente as condições climáticas e a saúde do solo. Além de maximizar a produção e o gerenciamento da cadeia, muitas tecnologias voltadas para a impressão de alimentos já foram criadas, permitindo o desenvolvimento de uma série de produtos a partir de elementos químicos biológicos. Quando implementada com confiança, a produção tecnológica é capaz de aumentar a produtividade desse setor em 22%, segundo dados do portal da indústria.

3. Sistemas avançados de visão de máquina

Os sistemas de visão de máquina estão em nossa lista de tecnologias para a indústria alimentícia devido ao avançado controle de qualidade que oferecem.

Composto por recursos como câmeras, luzes, filtros e softwares que coletam informações, os sistemas de visão monitoram o cumprimento dos padrões estabelecidos, identificando se um determinado produto ou lote está em conformidade com os padrões estabelecidos.

Eles garantem a aparência correta da embalagem, controlam o tamanho do produto e realizam a leitura OCR do lote e do prazo de validade, entre outras possibilidades.

4. Sustentabilidade

Por fim, ainda na onda das fazendas verticais, temos a sustentabilidade como forte tendência para o próximo ano. Ela já é uma figura carimbada nos últimos anos, mas vem com ainda mais força para os períodos futuros.

Investir em uma agricultura sustentável ou utilizar recursos ecologicamente corretos em outras etapas da cadeia produtiva é fundamental não só para cuidar do planeta, mas também para reduzir os custos do negócio e tornar sua marca muito mais aceita. no mercado.

Aumente sua reputação e, ainda por cima, ajude a Terra a se manter firme e forte por mais tempo!Gostou de conferir algumas das principais tendências da indústria de alimentos para 2023? Agora, comece a se planejar para que elas façam parte da sua empresa desde o início do próximo ano!